sábado, 28 de novembro de 2009

Leitura e Escrita

Considero a escrita e a leitura, duas atividades essenciais para todos!
Segundo Morais (1997) a leitura envolve em primeiro lugar, a identificação dos símbolos impressos letras e palavras) e o relacionamento destes com os seus respectivos sons.
A escrita deve ter um sentido para quem lê, pois saber ler não pode ser representar apenas a decodificação de signos, de símbolos. Ler é muito mais que isso; é um movimento de interação das pessoas com o mundo e delas entre si e isso se adquire quando passa a exercer a função social da língua, ou seja, quando sai do simplismo da decodificação para a leitura e reelaboração dos textos que podem ser de diversas formas apresentáveis e que possibilitam uma percepção do mundo.
- É uma atividade básica na formação cultural da pessoa. Além disso, é uma excelente atividade de lazer. A leitura de uma narrativa bem urdida, de um conto, de uma crônica e de diversos outros gêneros literários constitui uma valiosa atividade a ser incluída em nossos momentos de lazer.
- Ler é benéfico à saúde mental, pois é uma atividade neurológica. A atividade da leitura faz reforçar as conexões entre os neurônios.
Leia! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário